terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O pré-conceito!

Mais uma vez estou aqui, agora, pra falar sobre um assunto sério, polêmico, e que ainda atualmente causa desconforto, constrangimento, casos de agressividade verbal e/ou física, vulgaridade, vandalismo, etc.. e até mesmo á morte!

O assunto é o "PRÉ-CONCEITO"!


Afinal, oque o pré-conceito?

Bom,preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".

De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada "estereótipo". Exemplos: "todos os alemães são prepotentes", "todos os norte-americanos são arrogantes", "todos os ingleses são frios". Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação, caso contrário reparar em características sociais, culturais ou mesmo de ordem física por si só não representam preconceito, elas podem estar denotando apenas costumes, modos de determinados grupos ou mesmo a aparência de povos de determinadas regiões, pura e simplesmente como forma ilustrativa ou educativa.

Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio.


___________________________________________________________

Sobre o homossexualismo, por exemplo, independentemente de crenças ou religiosidade é algo que obviamente, embora alguns especialistas no assunto discordem, é algo natural e que não pode ser entendido como uma "opção", não é uma opção, é algo que flui naturalmente.
Alguém acha mesmo que se qualquer homossexual se pudesse escolher ser homossexual ou heterossexual ainda sim escolheria ser homossexual? Ser diferente de todos, ser talvez, de repente o indesejado da turma ou algo relacionado?
Claro que não!
Ninguém escolhe sofrer, ninguém escolhe ir pelo caminho mais difícil...


Ser homossexual, por exemplo, não torna o dito cujo menos HOMEM que um heterossexual, se praticar atitudes dignas de respeito!
Um homossexual pode ser tão corajoso como um guerreiro, assim como um heterossexual pode ser tão covarde como um fugitivo!

Oque torna um ser masculino menos homem ou não são suas atitudes, seu caráter...
É o modo como age diante á sociedade ou até mesmo por trás dela!

Ser homossexual não significa ser exatamente frágil, ser feminino, ser vulgar (como infelizmente muitos parecem ser), mas pode significar ser justo, digno, respeitador, etc...

Profissionalmente ainda existe, e muito esse tipo de pré-conceito, por exemplo...
Ser homossexual não significa que não se pode ser um profissional exemplar, como ser heterossexual não significa ser um profissional exemplar...
O grande lance que talvez deixe um hetero acreditando que o primeiro homo que vier em sua direção dará encima dele talvez se deva ao simples fato do homo se sentir atraido naturalmente pelo hetero, porém oque muitos esquecem é que, uma mulher por exemplo, não acredita que o primeiro hetero que vier em sua direção da

rá encima dela, simplismente pelo fato do hetero se sentir atraído naturalmente pela mulher, para isso existe a educação, o diálogo...


Enfim, isso deve acabar! O pré-conceito deve deixar de existir, em todos os aspectos!
Fica à dica!

Até mais!
Abraços!

Nenhum comentário: